TVE começa a montar equipamentos para transmissão digital
TVE começa a montar equipamentos para transmissão digital
TVE começa a montar equipamentos para transmissão digital
A TV Educativa, uma das emissoras do Sistema de Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV-ES), autarquia vinculada à Superintendência de Comunicação Social do Governo do Estado (Secom), recebeu nessa terça-feira (2), da Screen Service do Brasil, vencedora do processo licitatório, o transmissor digital de 4,5 KVA com o qual suas imagens irão ao ar, no Canal 20.
Paralelamente, a emissora continuará transmitindo seus programas no Canal 2, com sinal analógico. É que o Governo Federal determinou a modificação dos sinais, já que o sistema analógico será extinto até junho de 2016, em todo o país.
O novo transmissor já se encontra no abrigo da TVE onde atualmente funcionam os antigos equipamentos, e nos próximos dias, depois de sua patrimonialização, acontecerão os primeiros testes para as futuras transmissões em sinal digital.
Segundo os técnicos da Screen Service e da emissora, já no Carnaval de Vitória, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de fevereiro, provavelmente o Canal 20 da TVE estará, em teste, no ar com sinal digital.
O novo transmissor custou R$ 1.190.000,00 aos cofres públicos. Com a antena, esse investimento na TV pública, por parte do Governo do Estado, somou R$ 1,6 milhão.
A TVE completará 38 anos em junho deste ano. O canal 2 entrou no ar, pela primeira vez, em 13 de junho de 1974. É a segunda emissora mais antiga do Estado.
Segundo o presidente do Sistema RTV-ES, Sérgio Egito, este foi o primeiro passo para a modernização do canal público de televisão. “Ainda neste ano, possivelmente, iniciaremos a interiorização do sinal da TVE, através de satélite”, adiantou.
Rádio
Até o final de janeiro começam as obras do novo Parque Irradiante da Rádio Espírito Santo, a cargo do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), para a instalação do transmissor (também digital) de 50 quilowatts, que vai levar o sinal da emissora para todo o Estado. A operação será por telemetria, ou seja, não haverá mais operadores no Parque Irradiante.